Apresentação à Comunidade

Olá a todos da comunidade! Trabalho na Viitra Inovações, atual responsável pela manutenção técnica do OpenRedu. Estou sendo treinado para que em breve possa fornecer ajuda e suporte a todos como líder técnico da plataforma.
Assim que possível, estarei ativamente dando suporte a ela e a todos os seus usuários :slight_smile:

Muito prazer!

3 curtidas

Olá @hscs. Seja bem-vindo à comunidade. Estamos a tua disposição para te apoiar em teu crescimento.

Seja muito bem vindo.

Seja muito bem-vindo, @Eduardo01.

É importante você informar à comunidade que irá atuar nos próximos meses na gestao do voluntariado da comunidade, cuidando para que todos sejam bem cadastrados, percebidos e valorizados!

Seja muito bem-vindo e vejo muito sucesso!

Prazer conhecer hscs, ahahahah
Ainda não sei o nome e assim ficou parecido coisa de jogos… mas saiba que da parte de Romildo, eu com certeza farei muitos contatos… e sempre que preciso,
Sou professor na Rede Estadual de Pernambuco, trabalho na cidade de Arcoverde, mas sempre estou por aqui no CIn ou na reunião virtual as terças.
Bem vindo e um forte abraço.

1 curtida

Hahah, meu nome é Heitor Sammuel, entrei como hscs por conta da mania de colocar sempre o login do cin… :stuck_out_tongue:

Muito obrigado pela recepção de todos e pela disponibilidade, espero aprender muito nessa jornada e também proporcionar um retorno positivo a toda comunidade :slight_smile:

Abraço!

2 curtidas

Ola boa noite! Me chamo Jaqueline, moro em Caruaru, mas sou gaucha, curso design na UFPE estou no 2º período, ja trabalhei na área na parte de gráfico, estou aqui para ajudar no que for possível.

4 curtidas

Jaqueline,

Seja bem vinda!
Aqui tenho certeza que sua expertise vai nos ajudar muito.

Acredito também que vamos contribuir com você.

abraço

1 curtida

Olá @Jackyscosta,

Bom dia. Meu nome é Alex Sandro Gomes. Sou coordenador da comunidade. Agradeço teu interesse. Somos uma comunidade de software livre para educação. O Openredu foi criado pelo grupo de pesquisa CCTE do CIn da UFPE http://ccte.cin.ufpe.br. Temos uma demanda constante por trabalho voluntário na área de design voltado à educação. Estamos num esforço para integrar voluntários para trabalharmos em rede na sua atualização constante e sua difusão. Iremos emitir declarações de trabalho voluntário para atender a demanda por atividades complementares para alunos e alunas de cursos de graduação.

Avalia os detalhes de nosso projeto e nos indica como você se vê contribuindo com nosso projeto?

Fico à disposição,
Alex

Ola, me chamo Igor, sou de Ribeirão Preto (interior de SP). Estou no meu primeiro semestre de faculdade, cursando análise e desenvolvimento de sistemas pela INFNET (Rio de Janeiro) de modo online/live. Além disso trabalho a 4 anos como designer gráfico interno em uma importadora aqui da cidade e também estou me dedicando ja faz um tempo ao desenvolvimento das minhas habilidades como desenvolvedor front-end e ui/ux designer. Tenho conhecimentos avançados em HTML e CSS e estou me aprofundando já em Javascript. Enfim, espero poder contribuir com a comunidade, um forte abraço a todos.

2 curtidas

Olá Igor,

Seja muito bem-vindo à comunidade Openredu.org. Meu nome e Alex Sandro Gomes. O Openredu é um software livre que pode ser usado em municipalidades para contribuir com a renovação de práticas de ensino. Tivemos muito cuidado e realizamos muitos protótipos e testes de usabilidade ao construir o Openredu, no entanto, há uma demanda constante por atualização das interfaces e para resolver eventuais ‘affordances’ que localizamos nas interfaces. Ainda, ocorre uma escuta constante dos usuários para que possamos identificar novas funcionalidade de valor.

A equipe de UX atual é composta por mim, por @jeffersonalex e estamos recebendo a @Patggarcia que acaba de chegar aqui também.

Para que possamos acolher bem vocês na comunidades, para que possam contribuir e para que essas contribuições sejam revertidas em benefícios para muitos, é muito importante criamos um processo. Temos algumas sugestões para gostaríamos de construir algo que seja participativo. O que sugerem? Já atuaram a distância? Recomendam alguma plataforma?

Eu tenho uma sugestão inicial, mas prefiro ler de vocês antes para que percebem que estamos abertos à atuação voluntária, proativa e criativa de todas e todos :wink:

Abraço
Alex

Bem vinda. Vamos fazer um ótimo trabalho juntos.
Por enquanto estou em Caruaru também, mas estarei me mudando. Porém as atividades são online, então todos podem colaborar de onde estiverem.
Em breve estaremos realizando um plano de colaboração para detalhar em que podem atuar na área de Design.

1 curtida

Boa Igor. É sempre bom receber front-end com vontade de colaborar.
Vamos fazer um ótimo trabalho juntos.
Em breve teremos um plano de trabalho para começarmos as atividades na área de front e design de interface.

1 curtida

@asg @jeffersonalex Muito obrigado pelas boas vindas pessoal, estou realmente ansioso para poder ajudar a comunidade de alguma forma, tenho certeza que iremos realizar ótimos trabalhos.

Eu particularmente nunca trabalhei remotamente, mas tenho feito recentemente algumas leituras sobre metodologias mais usadas por times remotos e gostaria de deixar abaixo alguns links que gostei bastante.

Design Sprint em times remotos
As 5 etapas de um processo de solução
Os desafios de trabalhar com UX remotamente
Gerenciamento de times remotos: Como fazer isso de maneira certa

Livro sobre Design Sprint

Eu particularmente gosto muito de utilizar o Figma como ferramenta de design e prototipagem, e também vejo muito a utilização de ferramentas de comunicação como Slack, e de organização como Trello. Mas enfim, acho que alguém com mais experiência pode ajudar de forma mais convicta.

Somente gostaria de deixar meus horários atuais informados pois acredito que isso é importante para a organização e distribuição de trabalhos.

Atualmente eu trabalho de segunda a sexta das 8:00 as 17:30. Fora isso eu faço faculdade a distância, então nesse caso eu consigo me organizar melhor entre estudo e projetos paralelos. Realmente por enquanto fico mais ‘preso’ mesmo durante o dia no trabalho, rs.

Acho que é isso, conforme as conversas forem acontecendo podem ter certeza que no que eu puder contribuir farei o máximo possível. Forte abraço a todos.

1 curtida

Olá @igor,

Ótimas sugestões. Concordo com as escolhas de Slack e Figma. No entanto, gostaria de sugerir usarmos a ferramenta de projeto do GitHub pois já ficaríamos interados com o time de desenvolviedores: https://github.com/Openredu/Openredu/projects

O que achas?
Alex

Olá! Meu nome é Paulo Mendes, tenho 21 anos, estudo design na UFPE de Recife, e estou no 9° período. Sou da área de design gráfico, e gostaria de colaborar nas áreas gráficas do projeto.

Obrigado!

1 curtida

Olá @asg,

Muito obrigado pelo retorno das sugestões. Achei uma ótima ideia a ferramenta do GitHub, realmente faz sentido.
Fico no aguardo dos ‘próximos passos’ da equipe. Abraços!

Eu acho uma boa utilizarmos o Figma. Quanto ao Slack, não sei. Já ouvi de algumas pessoas que o Slack tem uma limitação de mensagens, precisaríamos checar isso. A intenção do projeto é trabalharmos apenas com ferramentas free? Se sim, eu sugiro outras aplicações semelhantes ao Slack e que sejam de graça.

10k parece de início muita coisa, mas é importante pensarmos em escalabilidade. Talvez daqui a algum tempo com o aumento da equipe, exista uma demanda superior a esse limite. O Rocket.chat pode ser hospedado em servidor próprio e é de graça. Conversei com duas pessoas que já o usaram e disseram que ele cobre as necessidades também.

Quanto ao ambiente do Github, eu o usei uma vez para meu TCC só. Minha maior preocupação é com a familiarização dos designers quanto a este ambiente. Mas a seção de projects me parece algo novo e interessante, a gente pode tentar.

Valeu pelo feedback cara.

Realmente eu tenho muito pouco conhecimento sobre ferramentas de trabalho em equipe e zero experiência, então não tenho como sugerir ou comprovar absolutamente nada, e até por isso fica mais fácil eu aprender o que sugerirem, por conta de que vou ter de aprender do zero qualquer ferramenta mesmo. Somente o Figma, este sim tenho usado já.

2 curtidas

Cara, eu não tenho o costume de usar o Figma mas confio nas várias opiniões super positivas que escutei sobre a ferramenta.

Mas sobre o Slack, ele é realmente a nossa melhor opção. Mas existem essas limitações que precisam ser consideradas, caso a gente priorize o uso apenas de ferramentas free. Mas faz parte, eu também não tenho grandes experiências com ferramentas, e é trocando ideia que a gente vai aprendendo um com o outro e afunilando as decisões.

1 curtida