Apresente-se à Comunidade Openredu

Olá Comunidade OpenRedu. Me chamo Eduardo, curso ciência da computação na UFPE, estou no primeiro período do curso. Sou novo e, consequentemente, muito inexperiente na área de computação. Espero que minha participação na comunidade seja bem proveitosa para ambos os lados, e também espero aprender bastante com vocês!
Muito prazer, é um grande feito participar deste movimento com todos!

5 curtidas

Seja muito bem-vindo, @Eduardo01

É importante você informar à comunidade que irá atuar nos próximos meses na gestão do voluntariado da comunidade, cuidando para que todos sejam bem cadastrados, percebidos e valorizados!

Seja muito bem-vindo e vejo muito sucesso!

Seja muito bem vindo.

Também é um prazer nosso ter você participando.

Já notei que você é um cara ligado, tenho certeza que tem grande potencial

Olá, Comunidade OpenRedu, eu nome é Augusto, sou aluno da Universidade Federal Rural de Pernambuco.Tenho bastante interesse em participar da comunidade, sempre tive interesse em participar de um projeto voltado à comunidade, conheço algumas linguagens mas dependendo da necessidade fico feliz em conhecer outras mais, meu principal intuito aqui é aprender e devolver conhecimento também, grato.

3 curtidas

Olá Augusto, tudo bem ? Me chamo Danilo. Seja bem vindo a comunidade, muito legal, tenho certeza que vamos aprender muito com você. Um abraço cara.

Em tempo, quais são seus interesse de participação na comunidade ?

Olá @Augusto. Seja muito bem-vindo à comunidade Openredu.org. Somos um grupo de Educadores, Designers, Programadores e desejamos transformar, modernizar a educação no Brasil por meio da adoção de software e mídias livres. O Openredu é um ambiente de aprendizagem livre. O time de desenvolvimento está sempre aberto a novos integrantes. Hoje atuam no código @bouckaert, @rlsma. Mais recentemente ingressou no time @hscs. Os alunos do professor @mvml dominam bem a parte de instalação e segurança da informação. Há muito conteúdo neste fórum e você poderá aprender bastante e participar ativamente na melhoria da atuação da comunidade. Alguns conteúdos importantes:

Meu caro Eduardo, tua chegada me alegra e assim como tod@s que fazem a Comunidade Software Livre Openredu. Participar de uma comunidade cujo objetivo “desenvolver e promover tecnologias que inspirem experiências libertadoras de aprendizagem” é uma atitude que demostra teu sentimento de colaboração com objetivo claro solidificar um software livre construido com recurso público e que volta para o interesse público. Aqui ha espaço para as mais variadas formas de colaboração, a minha parte é na área de educação , digamos, no chão da escola. Seja muito bem vindo. um abraço.

1 curtida

Caro Danilo, minha area de interesse é mais na programação em si, mas posso me desdobrar dependendo da necessidade.

1 curtida

Olá pessoal! Me chamo Paulo, sou formado em ciências da computação pela Unicap desde 2011. Atualmente trabalho como desenvolvedor, mas também já tive uma passagem área de testes. Já desenvolvi alguns pequenos projetos utilizando Rails e tenho bastante interesse contribuir em algum projeto para a comunidade(que foi o que me trouxe até aqui). Também enho alguma experiência em Android(se for o caso também posso contribuir em algo desta natureza). No mais, espero que possa dar uma boa contribuição e aprender bastante. Obrigado

4 curtidas

Olá @paulobsa,

Seja bem-vindo. Meu nome é Alex Sandro Gomes. Sou professor do CIn UFPE e coorndeador da Comunidade Openredu. Para iniciar a atuar com o código é bastante simples. Podes baixar os códigos para estudar e por aqui discutir com os colegas. Aqui acima nesta threath orientações de como instalar um ambiente de produção.

Temos o código da rede social Openredu Web e várias versões para Android. O código da versão Web encontra-se em https://github.com/Openredu. Os códigos da versão Android encontram-se em https://github.com/Openredu/mobile . Recentemente o professor @matias.diogenes atualizou essa versão, mas ainda não temos uma versão totalmente atualizada e a comundiade precisa muito desse aplicativo em escolas públicas.

@francisco.silva de Arcoverde espera uma nova versão para usar com seus alunos.

Para citar mais alguns colegas da comunidade que podem te ajudar a descobrir o código: @bouckaert, @rlsma e @hscs e ainda @jctv

Ficamos à tua disposição!
Abraço,
Alex

@paulobsa,

Sobre desenvolvimento da app:

Abraço,
Alex

@paulobsa @Augusto

Pessoal, a gente perdeu alguns companheiros chaves de dev, e uma das coisas que a gente tá fazendo é desenvolvendo diretrizes para facilitar a entrada de membros de desenvolvimento na comunidade. Que tal vocês se juntarem com o @hscs para desenvolver isso em conjunto?

1 curtida

@hscs,

Trabalha na Viitra.ufpe.br e atua com Openredu.

Abs,
Alex

Seja bem vindo, amigo sua colaboração e expertise com o android e rails com isso vamos fechar rapido esse app, fico a disposição para as duvidas, referente ao app.

3 curtidas

Pronto, como também entrei praticamente agora no desenvolvimento do projeto, podemos ir construindo conhecimento e aplicando em melhorias para o Openredu de forma colaborativa.
@Augusto e @paulobsa, que acham de criar um grupo no Telegram para discussão entre os devs?

Estou à disposição para o que precisarem, valeu!

2 curtidas

Caro Paulo, saudações livre e solidárias!
Bem vindo a Comunidade de Software Livre Openredu, há espaço para colaboradores de todas as áreas mas para desenvolvedores mais ainda pelo momento de aprimorar, instalar novas instancias e tantas outras necessidades que tem o valor impagável de oferecer ao povo brasileiro uma plataforma excelente para educadores e educandos. Viva o Software Livre! Sou da educação e sei o quanto precisamos, especialmente agora da colaboração de mentes da área de ciências da computação.

2 curtidas

Olá @Eduardo01,
Seja bem vindo.
Como plano da comunidade, temos as metas de desenvolvimento. Acredito que você contribuirá muito quanto a isso.
Eu indico que você estude como se funciona o Bootstrap, pois adoraremos a biblioteca como o padrão da nova interface.
Outra coisa que indico é estudar sobre JavaScript, buscando sobre ES5 (Ecma Script, nome oficial) e bibliotecas como Angular ou React. Isso porque temos uma intenção de modernizar a interface e conhecendo uma biblioteca dessas, teremos uma grande abertura para colaboradores no front-end.

Link para documentação do Bootstrap
W3C https://www.w3schools.com/bootstrap
Bootstrap Org https://getbootstrap.com/

Link para angular
Angular 2+, não Angular JS -> https://angular.io/
Curso do zero ao WebApp (Playlist)

React

Mini curso (RocketSeat)

EcmaScript
http://es6-features.org/

1 curtida