Chão da escola: cadastrar alunos

Um tema sempre presente é como facilitar o cadastro de alunos na plataforma Openredu. O caminho para o administrador do curso é enviar convite via e-mail. No entanto a “geração facebook” carrega enorme dificuldade em saber o e-mail, muitos nem sabem que tem. No caso da implantação na GRE-Moxotó/Ipanema o processo foi por script criado pelos administradores para inscrição em bloco por turma com numero de matricula. A questão é ´possível viabilizar outra alternativa de cadastro?

Sim, é possível.

pode ser criado por exemplo pelo face mesmo…pode ser pelo número de celular …

mas acho que isso é o tipo de coisa que quem é dono do servidor (no caso, Sec. Educação) que vai definir e alterar/criar o código porque é muito específica de um público.

é meio que de acordo com o processo de cada lugar, no caso do GRE faz sentido para eles usar a matricula.

PS: inclusive já tem pelo face

1 curtida

Obrigado caro @dan1lo. Duas questões: Me refiro exatamente ao caso do professor que criou sua turminha e precisa adicionar os alunos, neste caso não (ao menos que eu saiba) outra alternativa ao e-mail. Por outro lado o cadastro com o facebook não está funcionando na instancia de testes e tambem nao funciona na instania da SEE, o mooc.

entendi, e como seria outra opção ?

eu não consigo imaginar uma opção sem ser pelo email, além das já citadas facebook e telefone.

O professor cadastrar os alunos pelo telefone demandaria ele inserir um por um o telefone da pessoa. Isso não seria viável para mim. Ou os alunos se cadastrarem usando o celular e receber um sms, com a senha… mas vai que tem aluno que não tem celular…
Além disso, isso vai demandar custo de enviar o sms, ter o servidor para isso, e programar isso… tudo isso ficaria na minha visão a cargo da empresa que instala…não do OpenREdu.

1 curtida

Pois, eu também não sei outra alternativa. No caso de nossa experiencia na EREM Vitorino Freire constatamos por aferição que a maioria da turma usa facebook e usa Smartphone com android no entanto um pequeno percentual sabia o email (que necessariamente tem por causa do android). De modo que resolvendo o problema do cadastro com a conta do facebook ja é o bastante para o momento.

Qual a idade do pessoal do EREM que está usando?

acho que o face nao pode ser feito por menores que 14 anos.

Outro problema do face é que se a conta acabar (a pessoa fechar), se o site ficar fora do ar a pessoa ficaria sem login.

Alguns pessoas, principalmente alunos em época de prova, dão um tempo no face, e desabilitam a conta temporariamente também para estudar, essas pessoas não poderiam logar.

1 curtida

Para fechar o registro sobre o tema: Quanto a Escola que trabalhamos a pesquisa optamos por criar um email novo para cada aluno num total de 18 que participaram. A pesquisa foi concluída em outubro 2017. A quem interessar ver a carta roteiro de acesso pode ver no link: https://www.scribd.com/document/385134706/Acesso-Aluno-EREM-VITORINO-FREIRE-Joselimeira-18-5-2017