Como o lider deve atuar na nossa comunidade?

Pessoal,

na nossa próxima reunião, vamos discutir o que o lider deve ter/fazer na comunidade.

Então, queremos saber a opinião da comunidade sobre isso.

Quais são o “deveres” do lider na comunidade?

As sugestões serão compiladas e discutidas na proxíma reunião no dia 24/07.

abraço a todos

2 curtidas

Eu tenho uma sugestão, pelo menos da minha parte, duas horas por semana não é suficiente para realizar minhas tarefas no openredu, e eu não sou um lider de áreas. Eu preciso de pelo menos 3h ou 4h horas por semana para realizar minhas acões.

Então minha primeira sugestão é que o horário do líder seja um pouco maior do que o colaborador.

Minha segunda sugestão, é que o líder tenha um limite de faltas não justificadas nas reuniões.
Claro que entendemos que as vezes existem imprevistos mas acho que a própria comunidade pode se prejudicar se o líder falta muito.

Participação em reuniões chaves como a de planejamento, deveria ser obrigatória também para o líder.

Como direito, acho que o líder poderia ter uma espécie de contrato de consultoria ( claro sem valores), que possa valer, por exemplo, para concurso ou possíveis contratações no mercado.

Outro fator que acho relevante é que os nomes do lideres tenham mais destaque no site do open redu. (talvez um email institucional para o líder também? não sei se isso é relevante e possível )

Esses são meus 10 centavos de contribuição na conversa, e os seus?

2 curtidas

Excelente, @dan1lo,

Concordo com todos os teus pontos. Muito sensatos! Parabéns.

Eu acrescentaria que um líder deve:

  • Montar e coordenar uma equipe
  • Prestar conta de metas definidas nas reuniões de planejamento a cada reunião de início de mês
  • Apenas eles podem colocar nos seus perfils de redes sociais a expressão ‘Líder’
  • Líder representam oficialmente a comundiade, com direto a cartnao de visita :wink:
  • Podemos pensar em eleições para cada posição com duração de um ano, junto com a reunião anual de planejamento estratégico
    @francisco.silva
1 curtida

O tema foi objeto de discussão na reunião de hoje e iremos deliberar sobre ele na próxima terça-feira 16:30 h na reunião online. Pessoal, até hoje ainda não tivemos contribuição sobre a definição do papel do líder. Hoje na reunião ficou definido que na próxima semana iremos deliberar sobre o perfil de liderança, suas atribuições, obrigacões e direitos.

1 curtida

Sobre o papel e o cenário do líder, eu destacaria que o processo é:

  • Identificar e documentar sua área de atuação (requisitos, ferramentas, métodos e entregáveis);
  • Definir processos claros para entrada de novos membros, assim como formatos de entregas para os veteranos;
  • Definir uma meta macro e sub-tarefas, descrevendo-as no planejamento da comunidade (DOC);
  • Realizar trabalho de evangelização e identificação de oportunidades para divulgação da comunidade (feiras, workshops, congressos, aulas, etc);
  • Atrair novos membros, independente da sua área de liderança. Tendo como foco principal a sua área;
  • Saber orientar ou encaminhar os colaboradores quando houverem dificuldades;
  • Dispor de material promocional e/ou digital para divulgação;
  • Estar atento e ativo às discussões do fórum, assim como comunicar aos demais sobre eventuais necessidades de comunicação.
  • Prestar contas de suas atividades ao grupo e registrar nas reuniões.
2 curtidas

muito bom Jefferson!!!

1 curtida

algumas modificações conversadas:

-Identificar e documentar sua área de atuação (requisitos, ferramentas, métodos e entregáveis);
-Definir task claros para entrada de novos membros, assim como formatos de entregas para os novos e veteranos;
-Definir uma meta macro e sub-tarefas, descrevendo-as no planejamento da comunidade (DOC);
-Realizar trabalho de evangelização e identificação de oportunidades para divulgação da comunidade (feiras, workshops, congressos, aulas, etc);
-Estar atento e ativo às discussões do fórum, assim como comunicar aos demais sobre eventuais necessidades de comunicação.
-Prestar contas de suas atividades ao grupo e registrar nas reuniões de monitoramento.
-Liderar a equipe da área e orquestrar a área.

2 curtidas