MOOC pequenos ajustes


#1
  1. Usuário na instancia MOOC há mais de 30 dias (nesta instalação, pois na anterior usei todo o tempo na pesquisa do mestrado) estou sem acesso por falto o retorno do e-mail de confirmação ou seja a instancia não está enviando a mensagem de confirmação do usuário embora desligue o acesso apos o prazo de 30 dias.
  2. Uma outra correção é que na sequencia do “ensine” aparece a tela de “efetue o pagamento” conforme figura em anexo.

#2

Reitero aos eventuais leitores deste tópico que continuamos com o problema na instancia da Secretaria de Educação de Pernambuco - SEE, ou seja a instalação não retorna o e-mail de confirmação do cadastro e assim bloqueia seu (meu) acesso. Um protocolo esta em andamento na SEE-ATI em razão de um contato com uma pessoa da SEE que é parte do grupo responsável pelas tecnologias na educação de Pernambuco. Nosso contato foi recebido com muita atenção e cordialidade por todos com quem tive que falar até agora. Sei que é um processo complexo, não a solução tecnicamente falando pois para isso o desenvolvedor vai la na linha tal e configura o e-mail. Mas no caso da SEE isso envolve outras preocupações, entendo. Entre outras temos a questão de como restringir quem pode se cadastrar? Se apenas professores é possível pelo e-mail institucional, mas e no caso dos alunos cursistas? Ou é possível que ao se tornar usuário convidado o sistema dispensa a confirmação no e-mail? ?


#3

Estou tendo problemas bem parecidos. Já entrei em contato via e-mail mas ainda tive uma resposta.
Cheguei aqui indicado pelo site da porvir


#4

Boa tarde amigos,
ja estamos em contato com a ATI e SEE na busca da resolução deste ajuste. Fizemos hoje alguns ajustes porem sem sucesso.


#5

Grande @Eduardo.hjo maravilha de notícia, agradeço muito tua atenção teu empenho neste sentido. Tenha certeza que será um grande passo para facilitar a usabilidade do Openredu para nossas turmas e novos cursos na área de educação especial no Centro de Atendimento Educacional Especializado, CAEEA uma escola da rede estadual na cidade de Arcoverde. Minha sugestão é um contato com @Yves ele pode ajudar.


#6

Olá amigo, pergunto: você usa o Openredu da SEE? <mooc.educacao.pe…> é isso?


#7

Olá @francisco.silva, se entendi bem esse ‘problema’ é antigo, pois a SEE precisa providenciar um servidor SMTP para que a app (Openredu) envie o e-mail de ativação da conta.

Uma ‘solução’ temporária para liberar o acesso seria setar via console do rails ou banco de dados o atributo: activated_at.


#8

Olá Amigos,
informo que hoje consegui realizar a integração da aplicação com o servidor de e-mail da ATI utilizando POSTFIX.
Adicionei as linhas abaixo no arquivo /Openredu/config/application.rb :

config.action_mailer.delivery_method = :sendmail
config.action_mailer.smtp_settings = {
address: “localhost”,
port: 25,
}

Reiniciei a aplicação e testei o envio do e-mail que funcionou corretamente.


#9

Caro @bouckaert, percebi que o botão “esqueci a senha” não está funcionando também. Algum ajuste que posso fazer?


#10

Caro Eduardo, feliz pela resolução de um problema antigo agradeço muito teu empenho e toda equipe. Um abraço.


#11

Muito bom @Eduardo.hjo. Parabéns cara


#12

Olá @Eduardo.hjo, parabéns pela resolução do problema de e-mail…

Quanto ao botão “esqueci a senha”, acabei de testar na http://openredu.ufpe.br e funcionou! Tentei testar na http://mooc.educacao.pe.gov.br/ mas nem abriu. Onde você está precisando do ajuste? Já olhou o log para identificar o motivo do problema?


#13

Olá amigos do software livre. Esse “alerta de segurança” ao acessar o mooc.educacao.pe.gov.br tem como resolver? Trata-se de um alerta muito chato para usuários menos experientes que muitas provoca um não acesso ao site por razões óbvias de segurança. as pessoas com medo desistem do acesso.


#14

@francisco.silva Essa questão deve ser passada inicialmente para o pessoal de TI da SEDUC responsável pela manutenção, já que é uma instância da plataforma instaladas nas máquina deles. Entendo sua colocação. :confused:


#15

Ola tod@s amigos do Openredu,
Volto com outra necessidade de “pequeno ajuste”. Veja a imagem abaixo é o convite encaminhado ao e-mail pela plataforma. Acontece que tenho recebido diversos retornos em razão de que o convidado não encontra o link “ativar cadastro”. a caixa de informação esta num formato digamos largo e assim parte dele não cabe em algumas telas e assim “esconde” essa parte importante da mensagem.Openredu_ErroConvite Ja vi em uma tela que so mostrava até a linha azul (ver figura)


#16

Romildo, esse problema é bem simples de resolver (eu não vi o código, mas pela experiência que tenho). nao deve passar mais de 10 minutos… só que para resolver na SEE, tem que ter acesso aos servidores dela… vai ser sempre assim… a gente não consegue arrumar nada do SEE, tem que ser eles.


#17

Grande Danilo, ótima observação e dica. Farei a transferência para o pessoal técnico da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco - SEE


#18

Parabéns a essa equipe maravilhosa! acabo de ver no e-mail de um aluno do CAEE que na mensagem ja está resolvido a visualização com link cadastrar “QUE TAL SE CADASTRAR?” botão na cor verde e grande visível, ficou massa!