Pesquisa sobre novos membros

Pessoal,

Para quem não me conhece me chamo Danilo, faço parte do OpenRedu e sou aluno de doutorado do CIn onde estudo Engenharia de Software Comportamental.

Desta vez eu gostaria de propor uma pesquisa em duas etapas:

1-Uma entendimento do perfil e das necessidades (qual motivo de estarem aqui?) dos novos entrantes na comunidade OpenRedu;

2- entendimento e acompanhamento dos novos membros em relação a quais são as barreiras encontradas para entrar nesta comunidade.

Entender qual o perfil dos membros que estão na comunidade é importante para que a gente possa se programar melhor tanto para a entrada de outros membros com o mesmo perfil, quanto que a gente possa chegar nos membros que a gente deseja. Criar ferramentas ou melhorar o entendimento disso, faz todo o sentido para acadêmia.

Já a segunda parte, identificar as barreiras, vai ajudar a nossa comunidade a evitar que os membros tentem entrar e acabem “sendo obrigados a sair” de nossa comunidade. Existem estudos que falam sobre as barreiras, mas eles generalizam todas a comunidades, quais seriam os fatores que impactam mais comunidades novas? Perguntas como essa fazem sentido para quem deseja criar um projeto open source.

Esta pesquisa tem como possibilidade gerar artigos de médio porte em ao menos eventos nacionais de engenharia de software e livres.

Quem tiver interesse, fala comigo. Eu não tenho como conduzir a pesquisa como o pesquisador principal porque estou no final do doutorado (em outro tema). Mas posso dedicar tempo semanal para ajudar com que a pesquisa seja conduzida e posso meter a mão na massa também, claro.

Um abraço.

1 curtida