Pesquisa sobre Reputação Open Source

Pessoal,

Para quem não me conhece me chamo Danilo, faço parte do OpenRedu e sou aluno de doutorado do CIn onde estudo Engenharia de Software Comportamental.

Conversando com outros pesquisadores como Igor Steinmacher e Izabela Ferraz, notei que existe um gap de pesquisa muito interessante em comunidade OpenSource:

“Como que as comunidade OpenSource podem reconhecer seus membros?”

Quando eu falo reconhecer é fazer com que ele seja mais conhecido internamente e externamente. Como fazer com que ele aumente sua reputação?

reconhecimento segundo diversas pesquisas é um dos fatores que faz com que as pessoas se motivem em comunidade opensource, e possivelmente pode ser um dos fatores que satisfaz membros em comunidade deste tipo.

Este problema é um problema da prática, por exemplo, nossa comunidade quer montar um sistema de reconhecimento dos membros, mas até para achar quais sistemas que existem está sendo difícil, imagina entender seu funcionamento.

Portanto, acredito que seria um problema interessante para resolver. E isso ajudaria a comunidade!

Acredito que teremos mais de um paper bom em revistas internacionais como parte dos resultados desta pesquisa.

Quem tiver interesse, fala comigo. Eu não tenho como conduzir a pesquisa como o pesquisador principal porque estou no final do doutorado (em outro tema). Mas posso dedicar tempo semanal para ajudar com que a pesquisa seja conduzida e posso meter a mão na massa também, claro.

Um abraço.

3 curtidas

Olá @dan1lo,

É muito bom ocntar com você na comunidade. Tua liderança tem nos ajuda a construir uma cultura de reconhecimento e atendimento aos novos colegas que chegam.

Deixo claro que em nossa comundiade os espaços para o estabelecimento de lideranças está abertos. Queremos que a comunidade Openredu.org seja muito acolhedora e portanto ganhe rapidamente novos adeptos nas áreas que convêm articular e em todos os espaços criativos e de decisão no Brasil!

Forte abraço,
Alex

Ola pessoal, para quem tiver interesse, segue um estudo sobre plataformas educativas abertas e no qual a comunidade Openredu está citada.
THE ROLE OF SOCIAL NETWORK APPLICATIONS IN OPEN EDUCATION.
Abraços,
Rossana

2 curtidas