Primeiros passos no uso da API do OpenRedu - Entendendo a hierarquia do OpenRedu

E aí pessoal, tudo firmeza?

Senti dificuldades na hora de tentar passar algumas informações pra vocês por não ter falado nada antes a respeito da hierarquia do OpenRedu, então resolvi fazer essa postagem para apresentar os elementos mais básico da hierarquia do OpenRedu, e os nomes que eles tem na API, para entendermos melhor como tudo funciona, posteriormente a gente vai vendo outros elementos da ferramenta. Palavras capitalizadas no texto são referências às entidades da API.

  1. AVA - http://developers.openredu.com/resources/environment.html
    O AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), no contexto da API, é chamado simplesmente de environment. Ele serve como um organizador de cursos e representa a instituição ou empresa que detém estes, você pode criar um AVA clicando no botão “Ensine” situado na barra superior do OpenRedu.
    Além de uma forma de organizar cursos, o AVA detém opções administrativas que fazem sentido ao Gestor de conhecimento ou Gestor de EAD. Por si só não detém conteúdo (aulas, arquivos ou postagens) nem Usuários. Repare que você pode ser membro de cursos e disciplinas mas não de um AVA. Ao se matricular num Curso você automaticamente ganha acesso às suas Disciplinas. Na API é possível recuperar todos os Usuários que pertencem a um curso no qual uma disciplina está associada.
    Um AVA tem os seguintes atributos:
    - ID
    - nome
    - descrição
    - cursos que detém

  2. Curso - http://developers.openredu.com/resources/course.html
    O Curso, no contexto da API referenciado como course, é a entidade principal da hierarquia do OpenRedu. Ele é uma entidade auto-contida de conteúdo e Usuários. Ou seja, Usuários que têm acesso a um determinado Curso terão permissão para visualizar todas suas Disciplinas, Módulos e Aulas. É dentro de um Curso, que de fato, você organiza todo o conteúdo, ao longo da hierarquia, que deve ser apresentado aos Usuários. Membros dentro de um Curso podem ter diferentes papéis, dependendo da sua matrícula, o que lhes confere acesso a diferentes funcionalidades da ferramenta. Estes papéis incluem: membro, professor, administrador do ambiente e tutor.
    Um Curso tem os seguintes atributos:
    - ID
    - nome
    - descrição
    - carga horária
    - disciplinas que detém
    - ID do AVA ao qual pertence

  3. Disciplina (ou Espaço) - http://developers.openredu.com/resources/space.html
    A Disciplina, no contexto da API, é referida como space. É na disciplina que as interações sociais acontecem e os conteúdos são postados. As Disciplinas possuem mural, onde os seus membros podem fazer postagens livremente e respoder às já existentes. Os conteúdos das Disciplinas são dispostos dentro de Módulos.
    Uma Disciplina tem os seguintes atributos:
    - ID
    - nome
    - descrição
    - usuários (estes pertencem, verdadeiramente, ao Curso mas só podem ser capturados através de uma Disciplina)
    - mural
    - módulos que detém
    - ID do AVA ao qual pertence
    - ID do Curso ao qual pertence


Agora que já conhecemos a hierarquia do OpenRedu, vamos exercitar um pouco, imaginemos a seguinte situação:
A instituição OpenEduca possui o curso presencial de Ciência da Computação em sua grade e viu na plataforma OpenRedu uma excelente oportunidade para oferecer, no próximo semestre, uma turma de EAD. Resolvemos então ajudar a instituição na adoção da plataforma passando a oferecer a Disciplina de Algoritmos e Estruturas de Dados, focando no Módulo de Ordenação em Estruturas de Dados Lineares, com Aulas cobrindo os algoritmos Bubble Sort, Merge Sort e Quick Sort.
Depois de analisarmos a situação, a seguinte configuração foi oferecida baseada na hierarquia do OpenRedu:

AVA: OpenEduca

Curso: Ciência da Computação 2016.2

Disciplina: Algoritmos e Estruturas de Dados

Módulo: Ordenação em Estruturas de Dados Lineares

Aula: BubbleSort
Aula: MergeSort
Aula: QuickSort

Resumindo tudo o que fizemos no OpenRedu, devemos ter algo similar:
Se você quiser ver em mais detalhes como tudo ficou é só se inscrever aqui http://openredu.com/openeduca.

Espero que você esteja se divertindo, até a próxima.