REST API X gRPC

Estou trabalhando em um serviço que analisa alguns logs do Redu. Como a comunicação seria server para server estive procurando algum protocolo que fosse mais adequado sem o custo de serialiazação/desserialização do JSON/XML e me deparei com algumas alternativas tais como Apache Thrift, Avro e o gRPC.

Nas minhas pesquisas eu dei preferência ao gRPC (comunidade, documentação, etc), gostaria de ouvir que vocês acham sobre de ter um protocolo dentro do Redu para tal propósito e deixar a API Rest para os clientes?

Se alguém que já teve experiência com qqer um dos protocolos pudesse compartilhar algum feedback seria ótimo também =D

1 curtida

Na minha humilde opinião de leigo, sempre que puder usar bibliotecas bem documentadas de terceiros é melhor que criar algo que teremos dificuldades de manter. Outra questão, se estamos trabalhando para que o Openredu seja uma plataforma com Learning Analytics (análise ou mineração de dados da plataforma) integrado, não seria o caso de incluir uma função de Log na API Rest em lugar de ter ela como algo apenas conhecida pelos desenvolvedores?

1 curtida